Edema



               O que é o edema?


É o excesso de líquido acumulado no espaço intersticial, ou seja, entre os tecidos do corpo. O edema pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas é mais comum nos pés e tornozelos. Quando líquido se acumula em várias áreas do corpo é denominado como edema generalizado, caso ocorra em locais determinados é edema localizado. Quando generalizados se acumulam pelo corpo inteiro, principalmente pernas, braços, mãos e o rosto. Já os demais localizados se limitam a comprometer um local do corpo, as áreas mais atingidas costumam ser a vagina, ânus e boca.




                           Causas
Os vasos sanguíneos e linfáticos são permeáveis e apresentam poros que permitem a saída e entrada de células, bactérias, proteínas e água. O edema ocorre quando os líquidos dos vasos extravasam e se acumulam na pele, o que pode acontecer nas determinadas situações:


Permanecer em pé ou sentado por muito tempo, principalmente no calor, pode causar o acúmulo de líquidos e, sucessivamente, edemas nas pernas. Durante temperaturas quentes, o corpo é menos eficiente na remoção de fluídos dos tecidos, especialmente em torno dos tornozelos.
Outras condições que podem favorecer o aparecimento de edemas:
Nas pernas os edemas costumam ser causados por:
  •  Varizes;
  • Lesão ou cirurgia nas pernas;
  • Infecção ou inflamação;
  • Um cisto ou tumor;
  • Um coágulo de sangue que obstrua a circulação nervosa.

                   Sintomas
Os sintomas dependem de acordo com a quantidade de edemas que o indivíduo possui no corpo e no lugar que estão localizados. Mas, no geral, ocorre o seguinte:
  • Inchaço na pele, tornozelos, rosto ou olhos;
  • Pele esticada ou brilhante;
  • Pequeno afundamento na pele quando pressionada com o dedo, sinal  denominado cacifo ou sinal de Godet;
  • Aumento do tamanho abdominal;
  • Infecção ou inflamação;
  • Descoloração da pele;
  • Dores no corpo;
  • Rigidez articular;
  • Dor na região atingida;
  • Aumento ou redução de peso;
  • Aumento da pressão arterial e pulsação.

Como é feito o diagnóstico do Edema?
Para realizar o diagnóstico da doença, o dermatologista inicia a consulta com a análise do histórico médico e estado atual do paciente. O edema pode ser reconhecido através da observação e ao empurrar suavemente a área inchada durante alguns segundos, que deve confirmar a doença ao ficar um pequeno afundamento na pele. Se isso ocorreu, o profissional de saúde pode requisitar exames de sangue e os seguintes testes para descobrir a causa do distúrbio:




                               Radiografia
A radiografia, ou raio-x, expõe uma parte do corpo a uma dose leve de radiação ionizante com intuito de produzir imagens do interior do organismo. O teste pode encontrar sinais de edema pulmonar.
                           Ultrassonografia
O sistema de ultra-som converte ondas sonoras em imagens bidimensionais de regiões como órgãos internos, tecidos, rede vascular e o fluxo sanguíneo. Através desse método pode-sevisualizar, em tempo real, as estruturas internas do organismo e avaliar possíveis alterações. As aplicações do exame de ultra-som podem ser abdominais, cerebrovasculares, cardiológicas, entre outras.
               Tomografia computadorizada
Exame de imagens que utiliza de raios-x para captar imagens detalhadas de ossos, órgãos e outras estruturas específicas do corpo. A tomografia é eficaz em investigar os vasos pulmonares e cerebrais, por isso pode ser capaz de diagnosticar o edema pulmonar e cerebral.
                   Ressonância magnética
Exame que utiliza do campo magnético e ondas de radiofrequência para produzir imagens dos órgãos internos e tecidos. É usado frequentemente para examinar o cérebro, articulações e os discos da coluna vertebral. A ressonância magnética pode auxiliar a diagnosticar edemas ósseos.
                         Teste de urina
O exame de urina tem o intuito de diagnosticar problemas que afetam o sistema renal e urinário, como, por exemplo, síndrome nefrótica (ou nefrose) e insuficiência renal aguda.
                Testes de função cardíaca
Exames fundamentais para avaliação de pacientes com insuficiência cardíaca. Geralmente consistem na observação conjunta da função cardiovascular e respiratória, fornecendo dados sobre a circulação e metabolismo do indivíduo.
 Edema tem cura? Qual o tratamento?
O edema exige conhecimento específico da causa para ser tratado corretamente. Na manifestação leve da doença, como nas causas fisiológicas, o inchaço desaparece por conta própria após repouso e elevação das pernas.
Os pacientes podem realizar as seguintes medidas para auxiliar a reduzir a retenção de líquidos dos tecidos:
·        Perder peso, pois o excesso de gordura causa pressão no interior das veias;
·         Realizar exercícios regularmente e com moderação;
·      Levantar as pernas de três a quatro vezes por dia, para melhorar a circulação venosa, principalmente após longos períodos sentados ou em pé;
·        Caso o paciente tenha edemas nas pernas, utilizar meias de apoio para manter o fluxo de líquido até os pés e tornozelos.
·   Consultar o médico ou nutricionista para sugestões de melhorias na dieta e substituições para limitar a quantidade de sal na alimentação diária;
·     Proteger as áreas inchadas de pressões, lesões e temperaturas extremas. As lesões demoram mais tempo para cicatrizar e podem se tornar infectadas;
·         Evitar o consumo de cigarros e álcool;
·     Evitar permanecer em pé por muito tempo, para não forçar mais os membros inferiores.
  
         Como prevenir o Edema?
Para prevenir o edema o paciente deve manter uma vida saudável, com exercícios semanais, redução do sódio em sua dieta e visitas frequentes a um profissional de saúde. O edema é uma doença que pode ser facilmente tratada, desde que o paciente realize acompanhamento médico e o reconhecimento da causa do distúrbio. Compartilhe esse artigo com seus familiares e consulte um profissional de saúde caso manifeste algum dos sintomas.













Referências
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/fonoaudiologia/edema-de-reinke/16299
https://portal.novartis.com.br/edema-macular-diabetico 
http://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/5394/-1/insuficiencia-venosa.html 
http://www.infoescola.com/medicina/edema/ 
https://www.abcdasaude.com.br/nefrologia/edema 
http://www.mdsaude.com/2009/02/inchaco-e-edema.html 
https://biosom.com.br/blog/saude/edema/ 
http://www.abc.med.br/p/sinais.-sintomas-e-doencas/1266008/edema+ou+inchaco+causas+sintomas+e+tratamento.htm 
https://familydoctor.org/condition/edema/ 
http://www.healthline.com/symptom/edema 
http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/edema/basics/definition/con-20033037



Comentários